Qual o seu tipo de inteligência

Como descobrir seu talentoAcredito que um gênio é uma pessoa inteligente e criativa, que pensa diferente, imagina, cria e descobre. Não é o mesmo que uma pessoa muito inteligente ou uma pessoa que tem muita informação. O gênio utiliza a inteligência para tirar proveito das informações de que dispõe e evoluir em sua área. Por isso temos diversos gênios em áreas diferenciadas como a literatura, matemática, música, entre outras.

Mas o que faz um gênio? Seria apenas um QI mais elevado que o normal? Alguém se lembra de algum colega no tempo de colégio que tirava sempre notas altas, mas que anos depois não atingiu níveis de sucesso profissional e financeiro que mereça ser admirado?

Clique aqui e cadastre-se para receber novidades por e-mail

Pois é! O QI além do normal atualmente não é sinônimo de genialidade! Existem alguns testes que buscam medir a inteligência. Há alguns anos, o QI era medido através de testes específicos focados na inteligência matemática. Albert Einstein, o gênio que revolucionou a física tinha 150 pontos neste tipo de teste e há alguns anos atrás, qualquer um que tivesse QI igual ou acima de 150 era considerado gênio.

Entretanto, atualmente considera-se que existem diversos tipos de inteligência que precisam ser levadas em consideração, além da inteligência matemática, sendo que cada pessoa possui um pouco de cada uma, mas geralmente uma delas se sobressai.

Um dos tipos de inteligência é a inteligência lógica. Indivíduos que apresentam este tipo de inteligência, com mais preponderância, tem alta capacidade de memória e grande talento com a matemática e lógica em geral, dispondo de facilidade para solucionar problemas complexos, pois apresentam grande disciplina e organização, sendo o tipo de inteligência que aparece no teste de QI.

Outro tipo é a inteligência linguística. Quem possui este tipo de inteligência se expressa oralmente ou pela escrita com extrema facilidade e é uma pessoa muito expressiva, apresentando alto grau de atenção e sensibilidade no trato com as pessoas. Também aparece no teste de QI.

A inteligência motora é apresentada por pessoas que tem enorme talento para se expressar através de seu corpo, dispondo de uma noção ampliada de distância, espaço e profundidade, tendo um controle do corpo maior que o normalmente apresentado por outras pessoas, podendo realizar movimentos complexos. Este tipo de inteligência é presente em atletas.

Por sua vez, a inteligência espacial faz com que seus portadores tenham grande facilidade para imaginar, criar e desenhar imagens 2D e 3D, dispondo de grande capacidade de criação em geral e grande talento para a arte gráfica, sendo criativas e sensíveis, enxergando coisas que a maioria das pessoas não enxerga.

Há ainda a inteligência musical, sendo que as pessoas que apresentam este tipo de inteligência, tem grande facilidade para escutar músicas e definir as notas musicais, podendo ouvir e processar sons com uma capacidade acima de outras pessoas, podendo ainda criar músicas inéditas. É um tipo de inteligência que tem forte ligação com a criatividade.

A inteligência interpessoal está fortemente relacionada à capacidade de liderança. As pessoas que apresentam este tipo de inteligência são ativas e muito admiradas, sendo líderes práticos, diretos e com grande poder de convencimento perante outros indivíduos, podendo identificar qualidades nas pessoas e extrair o melhor delas, organizando e coordenando equipes.

Por último, a inteligência intrapessoal se trata de um tipo raro de inteligência, na qual seus portadores são líderes mais reservados, exercendo a liderança de forma indireta, por meio de carisma e influenciando pessoas com suas idéias e não com ações.

Entretanto, convém ressaltar que considero que o mais importante é você usar o que leva para a festa. Deixe-me explicar melhor. Imagine que duas pessoas são convidadas para uma festa. Uma delas é super inteligente e a outra está apenas na média. A mais inteligente leva todo um aparato de fogos de artifícios e a menos inteligente apenas um simples rojão.

No decorrer da festa, a pessoa super inteligente, por motivos que não vem ao caso, decide não utilizar seus fogos de artifício, mas a com inteligência apenas na média, utiliza seu simples rojão. Qual delas aparecerá mais na festa? Ou seja, utilize o que você tiver em mãos.

Este artigo está relacionado ao tema Desenvolvimento Pessoal, por que acredito que o estudo da genialidade pode ser útil para seu crescimento financeiro.

Se desejar aprender mais sobre o assunto, recomendo o E-Book “A arte de prosperar: como libertar o gênio financeiro que existe dentro de você” de autoria de Charton Baggio.

Comprar E-Book

Você pode gostar também: 

Como gerenciar todas as áreas de nossa vida

Como analisar suas atitides e gostos do passado pode revelar seu talento

Gostou? Então deixe o seu
 Comentário abaixo 🙂

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s