A importância de monitorar seu patrimônio

Controlar o patrimônioPara atingir seus objetivos é importante monitorar seu patrimônio. Se você ainda não iniciou algum negócio, faça uma lista de todos os seus bens pessoais, como roupas, acessórios, móveis, eletro-eletrônicos, automóveis, e dê um valor monetário a cada um deles, some tudo e você terá o valor de seu patrimônio pessoal.

Como já comentei em um artigo anterior, quando iniciei minha jornada, mandei imprimir no verso de minhas apostilas de gastronomia, uma espécie de livro caixa, com colunas destinadas a anotação de dados como data, histórico, débito, crédito e saldo, em que anotava cada centavo do dinheiro ganho ou gasto, o que me proporcionava uma visão clara em relação às minhas movimentações financeiras.

Clique aqui e cadastre-se para receber novidades por e-mail

Nestas mesmas apostilas, também fazia meu relatório de bens pessoais. Quando mostro para alguns amigos meus relatórios de bens pessoais da época em que iniciei a longa jornada necessária para atingir meus objetivos, eles riem e não acreditam. Mas desde aquela época já acreditava que chegaria o dia em que faria um relatório de bens pessoais de grande valor. Nesta época, as anotações da movimentação de meu dinheiro, ou seja, o quanto entrava e o quanto gastava, também eram de valores muito pequenos e irrisórios, comparados com a movimentação realizada hoje. No entanto, quando fazia estas anotações, tinha em mente que no futuro anotaria valores muito maiores.

Se você já tem um negócio, além dos registros pessoais, você terá que prestar atenção aos registros empresariais, que deverão ser feitos de acordo com as técnicas de gestão de empresas. Ao somar o relatório de bens pessoais com o relatório de bens empresariais e investimentos, depois subtrair o valor total de suas dívidas, você irá obter o total de seu patrimônio.

Segue abaixo um modelo de relatório para controle de patrimônio, o qual utilizava quando eu estava bem próximo de iniciar meu negócio de salgadinhos congelados. O relato deste empreendimento se encontra no meu livro. Atualmente, utilizo o mesmo modelo de planilha para controlar meu patrimônio, a diferença é que os valores estão muito mais elevados.

RELATÓRIOS BENS DA EMPRESA VALOR
1 Geladeira 749,9
1 Fogão 639,9
1 Conjunto 10 panelas 400
1 Pia Inox 1100
1 Mesa Inox 780,87
1 Liquidificador Industrial 240,35
32 Utensílios de Cozinha 357,8
1 Freezer Horizontal 987,63
T O T A L 5256,45
PATRIMÔNIO PESSOAL
ROUPAS
3 Jeans 70 210
6 Bermudas 40 240
9 Camisetas 30 270
3 Jaqueta 150 450
3 Tênis 100 300
2 Sapato 80 160
MÓVEIS
1 Guarda Roupa 620,45 620,45
2 Cadeiras 60,2 120,4
1 Cama 129,68 129,68
1 Ventilador 70,58 70,58
1 Computador 500 500
1 TV 350 350
TOTAL DE BENS PESSOAIS 1791,11
TOTAL DE BENS EMPRESARIAIS 5256,45
POUPANÇA 300,05
T O T A L     G E R A L 7347,61

Após criar seus relatórios de bens, crie o hábito de atualizá-los periodicamente. Eu atualizava todo mês. Somente conhecendo com exatidão o quanto você tem é que você vai controlar sua evolução. Você poderá monitorar se está crescendo ou regredindo. Eu considerava até mesmo um utensílio de cozinha que comprava, cada centavo era importante. Quando nossos rendimentos são pequenos, acabamos por gastá-los apenas com despesas como alimentação, moradia e contas de água e energia elétrica. No entanto, precisamos habituar nossa mente a ampliar nosso patrimônio constantemente, mesmo que seja em algo considerado pequeno.

Houve períodos, quando iniciei minha trajetória, em que meus rendimentos eram suficientes apenas para cobrir minhas despesas básicas. Mas fazia questão; mesmo tendo que reduzir meu padrão de alimentação, por exemplo; de adquirir, nem que fosse um simples utensílio de cozinha, para ter a sensação de que meu patrimônio estava crescendo, ao fazer o relatório de bens no final do mês e que me aproximava cada vez mais de minha independência financeira.

Por falar nisso, muitas vezes ouvimos falar em Estabilidade Financeira, Independência Financeira e Liberdade Financeira. Entretanto, muitos não sabem a diferença entre estes conceitos, pois a Educação Financeira é uma atividade não ensinada na escola e pouco buscada pelas pessoas.

A Estabilidade Financeira, como o próprio nome diz, se refere à possibilidade do indivíduo dispor de uma situação financeira estável, ou seja, que todo o mês possa receber determinado valor monetário para saldar suas dívidas e sustentar seu padrão de vida. Para dispor de estabilidade financeira a pessoa precisa ter a certeza de que ao longo dos anos sua renda não vai faltar e nem ser reduzida, independente do valor, se pequeno ou grande. É o que acontece com funcionários públicos que são estabilizados em seus empregos, tendo a garantia de que não serão demitidos. Mas ainda assim, precisam trabalhar todos os dias para receber seus salários.

A Independência Financeira é um patamar atingido apenas quando a pessoa, através de investimentos financeiros, participação em negócios ou aluguel de imóveis, consegue obter uma renda passiva, que possa arcar com todas as suas despesas mensais, não precisando trabalhar para garantir sua renda mensal. Não apenas isso, mas é preciso que estes rendimentos possibilitem sobras para re-investimentos contínuos, para que o patrimônio cresça continuamente, podendo bancar futuras despesas que possam surgir. Mas esta renda ainda é limitada, sendo suficiente apenas para suportar determinado padrão de vida, de acordo com a classe social do indivíduo.

Já a Liberdade Financeira, como o próprio nome diz é ser livre no que se refere ao dinheiro. Ou seja, a Liberdade Financeira lhe dá o poder de escolha em tudo o que você desejar e que possa ser adquirido com dinheiro, sem a preocupação se o dinheiro vai ser suficiente ou não.

Este artigo está relacionado ao tema Desenvolvimento Pessoal. Se desejar aprender mais sobre o assunto, recomendo o E-Book “A arte de prosperar: como libertar o gênio financeiro que existe dentro de você” de autoria de Charton Baggio.

Comprar E-Book

Leia Também:

Quanto tempo você destina para a família e lazer

Como se tornar um gênio em finanças

Deixe um comentário

